Zui Quan ou Estilo Bêbado

O Zui Quan, que significa "punhos bêbados" em mandarim, mas é popularmente chamado de Estilo do Bêbado ou Boxe do Bêbado, é um dos estilos de Kung Fu tradicional que imita os movimentos de um bêbado.
A postura do Boxe do Bêbado é criada pelo impulso e pelo peso do corpo, com fluidez nos movimentos. Considera-se estar entre os estilos mais difíces de Kung Fu.
As técnicas de Zui Quan são baseadas na lenda dos Oito Bêbados Imortais. Cada uma das técnicas no boxe do bêbado demonstra um atributo de um dos Imortais. Os estilos de cada um dos Imortais são combinados para dar forma a uma luta bonita e eficaz.
Além do Boxe do Bêbado, existem também os estilos da espada bêbada, do bastão bêbado, do facão bêbado e da lança bêbada.
Nas artes marciais japonesas, o estilo do bêbado também está presente, embora não muito comum e de formas diferentes, sendo chamado de Suiken (punhos bêbados), Suibo (bastão bêbado), Suichaku (nunchaku bêbado), entre outros. O Suiken é o estilo mais estranhado pelos ocidentais, pelo fato do individuo lutar realmente embreagado.

Curiosidade
Aqui no blog já falamos muito da influência de Bruce Lee para a disseminação do Kung Fu através de filmes e seriados, mas você sabia que quem mais usou o Zui Quan em seus filmes foi o Jackie Chan? Logo no começo de sua carreira ele estreiou um filme chamado "Drunk Master" (Mestre Bêbado), que depois de um certo tempo ganhou uma sequência. Além disso, Jackie Chan também usa esse estilo no começo do filme "Reino Proibido" no qual ele luta ao lado de Jet Lee.

Vídeo de Demonstração
O Vídeo abaixo mostra com clareza como os movimentos do estilo são criados pelo impulso e pelo peso do corpo.

0 comentários: