O Último Mestre do Ar

O Kung Fu é uma arte milenar e possui várias vertentes conhecidas mundialmente porém, foi apenas nas últimas duas décadas que o Ocidente começou a dar valor e apreciar esse tipo de luta e arte. Com certeza essa invasão oriental começou com os filmes de Holywood, protagonizados por Bruce Lee, que ao morrer deixou o legado para novos (e também geniais) atores como Jackie Chan e Jet Li. Ah, não podemos nos esquecer dos desenhos e quadrinhos japoneses cheios de filosofias e lutadores de Kung Fu, que também deram um impulso grande ao interesse pelas artes marciais.

Hoje, o Kung Fu é conhecido por todos como uma luta potencialmente mortal mas são poucos  os que conhecem o verdadeiro significado de praticá-lo, pois junto à arte marcial há também uma leva imensa de filosofias que têm como ponto principal a auto superação e a harmonia do ser com o universo.

E é baseado nestas filosofias que o novo filme de Shyamalan (O Sexto Sentido - 1999, A Dama da Água - 2006) foi feito. "The Last Airbender" ou "O Último Mestre do Ar" (como será traduzido aqui no Brasil) é o primeiro filme de uma trilogia baseada na já finalizada série de animação americana Avatar: The Lart Airbender.

No universo de The Last Airbender existem pessoas especiais, capazes de controlar os elementos da natureza: ar, água, terra, fogo. A pessoa nasce com o dom e consegue manipular apenas um dos quatro elementos porém, se não houver treino, ela não domina a dobra (termo utilizado para definir domínio). Cada elemento da natureza é dominado por uma vertente do kung fu que reflete suas características:

Ar: os movimentos dos dobradores de ar são baseados no Ba Gua (também conhecido como Pa Kua ou Bagua Zhang), arte antiga que possui movimentos redondos e leves.

Água: os movimentos feitos para se dobrar a água foram baseados no Tai Chi Chuan, que é caracterizado por movimentos leves e calmos, tendo foco em desacelerar o ataque do inimigo e usar a força dele mesmo para empurrá-lo, como faz a maré.

Terra: seus dobradores usam os movimentos de um estilo de Kung Fu duro e forte chamado Hung Gar, que é baseado em dois animais: o tigre, que realiza ataques brutos de pura força, usado para lançar e destruir rochas e a garça, que é graciosa, para moldar a terra.

Fogo: os dobradores de fogo usam o estilo de kung fu mais conhecido, o Shaolin. Praticado por muitos monges em templos na China, o Kung Fu Shaolin se baseia na respiração como fonte energia para golpes poderosos e em golpes amplos, fazendo bastante uso de chutes.

Além destas referências ao Kung Fu abordadas no filme, ainda podemos observar outras referências claras a filosofias originalmente criadas por praticantes e mestres do Kung fF, como o yin yang, círculo preto e branco que representa o equilíbrio que há entre tudo o que existe.

O Kung Fu está cada vez mais difundido e conforme as pessoas mostram interesse não apenas na luta, como também na sabedoria que esta arte marcial possui, mais filmes, livros e mestres sérios, com verdadeiro conteúdo cultural e belo, serão feitos.  


Não esqueça: O Último Mestre do Ar chegará aos cinemas americanos no próximo dia 2 de julho, com espera de grande público devido ao feriado de Independência do país (4 de julho). Já no Brasil, a estreia foi adiada e está prevista para o dia 20 de agosto - garanta seus ingressos e não perca essa super produção.


Assista ao trailler do filme: 

1 comentários:

Anônimo disse...

Ja estamos em 2014 e nao sai o segundo filme -.-
Kora ja esta no terceiro livro e nada do segundo filme.