PA KUA o que?!
O Pa Kua (Pa: oito; Kua: mutações) é uma antiga filosofia chinesa que tem como base a observação da natureza. A lenda mais antiga e conhecida sobre sua origem conta que um grande sábio Chinês de nome Fu Hsi (foto à esquerda) caminhava à beira do rio Amarelo, observando a natureza com muita atenção, quando viu uma tartaruga e parou para observá-la, notando em sua carapaça os oito símbolos que se tornariam os trigramas do Pa Kua, cada um significando uma das mutações da natureza (Céu, Lago, Fogo, Água, terra, Montanha, Vento e Trovão). Fu Hsi, com os símbolos em mãos, convenceu-se de que o estudo deles era a chave para explicar todas as coisas que existem e passou a se dedicar plenamente a isso durante toda sua vida, criando discípulos que continuaram seus estudos após sua morte.
Aproximadamente no ano de 1860, Dong Hai Chuan, baseando-se na filosofia do Pa Kua, criou o Buagua Zhang (palma dos oito trigramas) que, apesar de ser um tipo de Kung Fu relativamente jovem, ganhou fama rapidamente e hoje é conhecido como uma das três principais artes marciais na China. O Buagua Zhang é caracterizado pelos seus movimentos circulares, que têm como objetivo evitar confrontos de força direta ao escapar pelos lados e se posicionar atrás do oponente. E também há, como em muitos outros tipos de Kung Fu, a representação de animais, que no caso do Buagua são oito, cada um representando um dos trigramas do Pa Kua e sendo responsáveis pelos movimentos das palmas.
Cada estilo de Buagua possui diferentes animais para cada trigrama mas, no geral, os animais representados são o Galo, o Unicórnio, o Macaco, o Leão, a Serpente, o Dragão, o Urso e a Fênix. Cada animal possui movimentos diferentes, captados da observação deles em natureza (ou, no caso de animais místicos, de seu comportamento em lendas).
O Pa Kua, por ser uma filosofia que tem como objetivo explicar a existência e o porquê de todas as coisas, não deu origem apenas à arte marcial mas também a outras aplicações, como o Feng Shui, uma arte ou ciência que estuda o comportamento dos homens e do ambiente conforme o fluxo de energia.
20:30
|
|
This entry was posted on 20:30
You can follow any responses to this entry through
the RSS 2.0 feed.
You can leave a response,
or trackback from your own site.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
Postar um comentário